Após visitarmos o espaço, dirigimo-nos à Dr. Graça Costa, com quem já tínhamos contactado previamente na visita à Quinta da Marinha, que nos explicou como decorriam as actividades terapêuticas na instituição. Estas são realizadas por um grupo diferente de pessoas com necessidades especiais, daquelas que fazem sessões terapêuticas, também com cães, na Quinta da Marinha.
Assim, observámos a terapia feita por dois jovens diferentes: a Marta e o Luís. Esta consistia na escovagem de um cão, de modo a treinar a coordenação e a capacidade de mobilização dos braços. Por outro lado, esta actividade contribui para o aumento da auto-estima, uma vez que promove o contacto sociológico e permite estabelecer relações de causa-efeito nas acções realizadas.
Durante a parte da tarde, observámos também uma actividade terapêutica com cães por parte da CERCICA, mas desta vez na Quinta da Marinha, como já tínhamos visto numa visita realizada anteriormente no 1º período. Nesta actividade participam pessoas portadoras de deficiências com mais autonomia.
Sem comentários:
Enviar um comentário