No passado dia 16 de Março de 2010, realizou-se uma palestra na nossa escola sobre hipoterapia, atrelagem adaptada e o papel dos pais na deficiência, dirigida pelo Sr. José Manuel Correia, do Centro de Hipoterapia e Equitação Terapêutica de Almada, em colaboração com o Sr. José Patrício.
Inicialmente, quem tomou a palavra foi o Sr. José Manuel Correia que nos falou do que é a hipoterapia, das diferenças entre equitação terapêutica e hipoterapia, a quem se destina e quais as patologias que beneficiam com esta terapia. Por outro lado, falou-nos dos benefícios para os utentes e de como é constituída a equipa de trabalho. Mostrou-nos, ainda, os materiais utilizados nesta prática.
De seguida, falou-nos de atrelagem adaptada e das suas duas vertentes: terapêutica e competição. É uma alternativa à hipoterapia porque não é necessário montar o cavalo, o que representa um dos maiores receios dos utentes. Pessoas com mais peso podem realizar esta terapia e com os mesmos benefícios. Para finalizar, explicou-nos o tipo de cavalo utilizado, uma vez que este tem que apresentar um conjunto de características, como robusto e dócil.
A palestra prosseguiu com o testemunho do Sr. José Patrício, que nos falou da sua experiência pessoal, como pai de uma criança com paralisia cerebral.
Começou por falar dos sonhos de todos os pais durante a gravidez e de como são destruídos após o nascimento de uma criança especial. Explicou-nos como se sentiu, da nova concepção do mundo que ganhou após esta experiência, o que aprendeu, as barreiras que ultrapassou e as grandes conquistas que teve após as frustrações. Referiu, ainda, os diferentes perfis de pais, bem como as fases vividas até conseguir voltar a sonhar.
Apesar de ser possível sonhar novamente, o preconceito e a ignorância perante os cidadãos portadores de deficiência é um grande entrave para que estes tenham uma boa qualidade de vida.
Quanto à hipoterapia, explicou-nos que o facto de a família participar nas sessões, traz grandes benefícios ao praticante, à família e ao próprio Centro.
Terminou utilizando uma frase de sua autoria que sensibilizou todos os presentes: "Está nas minhas mãos de pai e nas tuas, que construirás o futuro, abrir caminhos para que ela (a filha) possa crescer, escolher e construir o seu mundo."
Mais uma vez, gostaríamos de agradecer ao Sr. José Manuel Correia e ao Sr. José Patrício pela disponibilidade e presença de ambos no nosso colégio, bem como aos que assistiram à palestra dada pelos mesmos. Obrigada!
Deve ter sido bem interessante. Que pena não ter ido.
ResponderEliminarBeijinho