sábado, 16 de janeiro de 2010

Visita ao Centro de Hipoterapia de Almada

Eram nove horas e dez minutos, do dia 16 de Janeiro, quando chegámos ao Centro de Hipoterapia de Almada. Encontrámos logo o Sr. José Manuel Correia, director do centro, que nos convidou a dar uma volta pelo mesmo, uma vez que a sessão de hipoterapia do JP só começava às nove e meia. Fomos conhecer o espaço e andámos muito entusiasmadas com os cavalos, tirámos fotografias e interagimos também com os muitos cães que andavam pelo centro.

Às 9h30 dirigimo-nos, novamente, ao picadeiro interior onde ainda estava a decorrer uma actividade de hipoterapia. Pouco depois chegou o JP e a sua mãe Helena Grilo. Finalmente conhecemo-lo e o encontro foi bastante engraçado: a mãe informou-nos que o JP se encontrava entusiasmado por saber que íamos vê-lo e interagiu de imediato connosco, tanto com o seu grande sorriso como com a sua boa disposição.

A sessão de hipoterapia do JP teve início e durou cerca de meia hora. Durante a mesma estivemos sempre muito atentas aos seus movimentos e progressos: inicialmente encontrava-se muito curvado, foi preciso que a mãe e a terapeuta ocupacional o fossem chamando à atenção para que corrigisse a sua postura e, com algum esforço e força de vontade, o pequeno JP tentou sempre adoptar uma posição correcta. No fim da actividade, a postura com que se apresentava era completamente diferente da inicial, encontrava-se com as costas muito mais direitas e, por vezes, conseguia levantar a cabeça, continuando com alguma dificuldade nesta parte, pois era necessário muito esforço. Durante a actividade manteve-se sempre com um grande sorriso e notou-se a sua felicidade por estar a realizar algo que realmente gosta. A acompanhá-lo ia o Sr. José Manuel Correia, que guiava o cavalo, a terapeuta ocupacional e a mãe, que lhe iam dando algumas indicações.

Durante esta sessão mantivemos sempre diálogo acerca de variados assuntos relacionados com o nosso projecto e tema. Tanto o senhor como a terapeuta ocupacional e Helena Grilo mostraram boa disposição e grande simpatia para connosco. O Director do Centro sugeriu-nos ainda assistir a uma actividade diferente denominada por atrelagem adaptada e possibilitou-nos assistir a sessões de hipoterapia efectuadas por outros meninos.

No final, enquanto falávamos com Helena Grilo, que tinha ao seu colo o filho, ficámos estupefactas com o que vimos quando um cão do centro se aproximou do JP: a alegria no menino foi imediata, a agitação no mesmo gerou-se, tendo começado logo aos saltinhos e a mexer os braços de tanto entusiasmo. É realmente espantoso como os animais conseguem ajudar crianças portadoras de deficiências a evoluir e como conseguem fazer com que meninos como o JP tenham momentos de grande felicidade, esquecendo por momentos tudo o que os rodeia.

Agradecemos a amabilidade com que fomos recebidas e vamos voltar, foi sem dúvida uma experiência muito gratificante e interessante, tanto a nível pessoal como para o nosso projecto.



4 comentários:

  1. Tschhh... olha que pena eu morar aqui tão longe, assim também colaborava nesse projecto dilecto!

    Ora, mas quem quer um Gnomo indiscreto a vasculhar no que é secreto? ;)

    E a terapia do afecto...

    Rui leprechaun

    (...ao coração vai directo! :))

    ResponderEliminar
  2. é essa seção acho q vai mim ajudar muito pois estou fazendo um trabalho sobre equoterapia vai mim ajudar bastatante. marcospilo

    ResponderEliminar
  3. eu das coisas de eu gosto deste centro. é mesmo do epenho do sr.zé

    E é eu pessoa 5***

    ResponderEliminar
  4. Olá, prabéns pelo blog, trabalho com equoterapia em são bernardo e credito que temos muito ainda para crescer em nossa área aqui no brasil e essa é uma grande iniciativa. Tenho tb um blog se quiser verificar: www.fisioterapiaabc.blogspot.com e tenho tb o blog da equo: www.equoterapiamunicipaldesaobernardo.blospot.com
    Mariana Moreira

    ResponderEliminar