quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Sabias que a terapia com animais surgiu no século IX?

A utilização de animais como parte de um programa terapêutico foi registada pela primeira vez no século IX, em Gheel, na Bélgica, onde pessoas com necessidades especiais foram autorizadas a cuidar de animais domésticos.

Nos anos 60, assiste-se ao ressurgimento deste tipo de terapia graças ao psicólogo americano Boris Levinson. Este descobriu que o contacto com animais poderia ser benéfico para o desenvolvimento de crianças com problemas de socialização ou com algumas doenças. Iniciou o seu trabalho observando a mudança comportamental de um paciente seu com sérios problemas de socialização. Quando a criança chegou, um dia, antes da hora marcada para a consulta, encontrou na sala de espera "Jingles", o cão labrador do Dr. Levinson com o qual começou a conversar sobre as suas angústias e aflições. A experiência motivou Levinson a usar o "Jingles" no tratamento de autismo. Descobriu então que o animal propiciava às crianças a oportunidade de expressarem as suas emoções. Os resultados dos seus estudos foram divulgados em 1962, num artigo intitulado "The dog as a "co-therapist"" ("O cão como um "co-terapeuta"").
Hoje em dia, as teorias de Levinson são levadas muito a sério. Está comprovado que a convivência com animais faz bem à saúde física e mental dos seres humanos de qualquer idade, qualquer que seja a sua problemática.

A Terapia com Animais é reconhecida cientificamente em vários países, destacando-se os Estados Unidos, o Canadá, a França e a Itália, que já a realizam há cerca de 40 anos.

1 comentário:

  1. E já começo a aprender! A história do psicólogo já a conhecia, mas essa do séc. IX não!

    Estou também a recolher citações referentes à interacção benéfica homem-animal e aqui deixo a do Dr. Levinson:

    "A pet is an island of sanity in what appears to be an insane world. Friendship retains its traditional values and securities in one's relationship with one's pet. Whether a dog, cat, bird, fish, turtle, or what have you, one can rely upon the fact that one's pet will always remain a faithful, intimate, non-competitive friend - regardless of the good or ill fortune life brings us."

    Para estas 4 beldades...

    Rui leprechaun

    (...mui índigas mocidades! :))

    ResponderEliminar