A terapia com peixes é um invulgar tipo de terapia que ganhou uma especial divulgação devido às termas paradisíacas, na Turquia, onde este tratamento é realizado, sendo uma actividade terapêutica um pouco diferente das já referidas.
Esta TAA (Terapia Assistida por Animais) não é específica para pessoas com qualquer tipo de doença, mas sim para indivíduos que sofram de Psoriase.
A Psoriase é uma doença de pele incurável e não contagiosa, nem mesmo por transfusão sanguínea, sendo uma doença crónica hereditariamente transmissível. No entanto, esta patologia pode variar de intensidade, desde umas simples e pequenas manchas vermelhas a grandes áreas da pele cobertas por uma espécie de placas sobrepostas de pele, que pode requerer a hospitalização do paciente.
Contudo, a cura desta doença não se limita a medicamentos, podendo também recorrer-se a terapeutas muito simples e específicos: os peixes. Pelo menos, é uma forma de diminuir as consequências desta doença.
Os peixes utilizados são o Cyprinion macrostomus e Garra rufa. São peixes que estão em águas termais de 36º/37º e, alegadamente, limpam as lesões sem infligir qualquer dor ou ferimento, amaciando ao mesmo tempo a pele.